domingo, 27 de maio de 2007

Discos cobertos com proteína podem armazenar 50TB


A Escola de Medicina de Harvard descobriu uma maneira de criar discos com capacidade de 50TB. Um só disco desses armazenaria duas mil vezes mais informação que um disco Blu-ray. O disco desenvolvido por Professor V Renugopalakrishnan (o cara deve ser grego) é coberto por milhares de proteínas fotossensíveis chamadas bacteriorhodopsin. Cada uma dessas proteínas funciona como um bit, alternando seu estado normal e quando é aplicada luz sobre ela. O problema é que a proteína tende a voltar ao seu estado normal poucas horas após a aplicação da luz. O desafio agora é fazer com que esse período se estenda por vários anos. Nossa dúvida é a seguinte: se um Blu-ray com 25GB demora 15 minutos para ser gravado, quanto tempo demoraria para gravar um disco com 50TB?

Origami DVD Player


Telas dobráveis. Esse é um conceito que deve prevalecer no futuro. Pensando nisso o site inventables.com criou o Origami DVD Player, que usa e-paper totalmente flexível em sua tela. Quando não usada, a tela é dobrada e fica reduzida dentro da concha. Este conceito tem duas caixas de som, imprescindíveis para um DVD player portátil. Nenhuma palavra sobre quando esse futurístico player será lançado.

Samsung desenvolve tela 3D de AMOLED


A Samsung criou uma tela 3D feita de AMOLED (active matrix organic light-emitting diode). A tela tem 4,3 polegadas e promete trazer aos aparelhos portáteis a maior definição do mundo. A Samsung afirma ainda que essa tela de AMOLED reproduz imagens 3D com muito mais velocidade que as telas de LCD. Essa é uma tecnologia que promete, resta saber em quanto tempo teremos telas assim em portáteis.

Monitor USB da Samsung dispensa placa de vídeo

SyncMaster 940UX: o monitor entra na disputa pelas portas USB 2.0 do PC
As portas USB 2.0 do PC estão se abrindo para mais um equipamento: o monitor. A Samsung anunciou que começa a vender em maio (lá fora, é claro) a linha de monitores de LCD UbiSync. O primeiro modelo a dispensar as conexões D-Sub e DVI para se comunicar com o micro é o SyncMaster 940UX, de 19 polegadas, exibido na CeBit.
Segundo a Samsung, depois de plugado em um porta USB 2.0, o display é reconhecido pelo Windows como um drive externo. Nele está armazenado o programa de instalação de uma placa de vídeo virtual que pemite a transmissão das imagens pela porta USB.
Com a tecnologia UbiSync será possível ligar facilmente até seis monitores em um único micro ou notebook. Mas não em um computador qualquer. A Samsung já adiantou que o monitor USB exige uma boa carga de recursos da CPU. Para trabalhar com várias telas, a empresa recomenda uma máquina com processador dual core e pelo menos 2 GHz de clock. Sem contar o hub USB, que será indispensável para continuar usando impressora, mouse, teclado, câmera, HD externo, MP3 player...

Yod'm 3D + Dextop 1.4

Para quem faz muitas coisas ao mesmo tempo no computador e quer ter mais espaço na tela e não pode ter outro monitor para expandir seu desktop essas são duas ferramentas muito boa para isso aumente sua produtividade sem ter que ficar com tudo aberto em um só desktop, podendo gerênciar suas atividades com mais facilidade e organização.
Programas usados: Yod'm 3D + Dextop 1.4 :

Yod'm 3D: http://chsalmon.club.fr/index.php?en/Download
Dextop 1.4: http://www.dexpot.de/


OBS.: Você não precissa instalar nada para o Yod'm 3D, você apenas descompacta e roda direto do diretorio, por padrão o "cubo" vem a opção opaco (não transparente).


Para alterar de opaco para transparente altere o arquivo Yodm3D.ini na linha CubeTransparency mude de 1.000000 para 0.500000 salve e rode o programa Yodm3D.exe

Sony produz protótipo de OLED flexível

A LG e a Philips, anunciaram a pouco tempo uma tela flexível, utilizando uma técnica chamada E-Ink. Agora é a vez da Sony, que, usando outra tecnologia, conseguiu mostrar uma TV LED flexível. O intuito disso é oferecer telas para qualquer ocasião com consumo de energia muito menor, além da redução no peso e espessura de notebooks, TVs e monitores, por exemplo. É a nova geração, depois do LCD e Plasma, assim como esses dois últimos substituíram os CRTs. As novas telas são feitas de plástico, permitindo que o OLED seja flexível. O protótipo da SOny tem 2,5 polegadas, mas afirma que versões maiores (de tamanhos comerciais) serão mostradas a curto prazo.