sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Bill Gates no YouTube: momentos marcantes guardados para sempre

Aproveite para conhecer um pouco mais da história de Gates e, claro, se divertir com alguns momentos hilários com que ele nos brindou.

Um pouco de história

Macintosh: Ao falar sobre inovações, Bill Gates diz que um produto para criar novos padrões no mercado, não deve trazer apenas algumas coisas novas e sim ser totalmente novo e ir além da imaginação das pessoas. E completa: “O Macintosh é o único produto que ele já viu que atende tais requisitos”.


Quer pagar quanto? – nesse vídeo, vemos Steve Ballmer (sim, ele mesmo!!!) em um anúncio de TV sobre as vantagens do Windows 1.0 em um formato que faz lembrar claramente as propagandas feitas há alguns anos por uma grande cadeia varejista brasileira e amplamente difundida nos canais de venda por telefone.
Você compraria o Windows por U$99,00??? Hehehe... Esse é bem legal.

Torta na cara: Essa ocorreu durante reunião do Fórum Econômico Mundial, em fevereiro de 1998, realizada em Bruxelas, na Bélgica. Quanto Bill Gates chegava ao local do evento, foi recebido por manifestantes que o atingiram com três tortas de creme na face.





Sem graça: Ao comentar que havia criado o “comando” crtl+alt+del mas que o Bill Gates fora responsável por torná-lo famoso, palestrante deixa o executivo sem palavras. E completa: “Estava me referindo ao seu uso como logon no NT!”





Super Oferta: Outra pérola protagozinada por Steve Ballmer, dessa vez para promover o Windows XP, pelos mesmos 99 dólares cobrados pelo Windows 1.0, anos antes.



Se no passado Gates chegou a admirar os produtos lançados pela Apple, Steve Jobs, da Apple, por uma questão financeira e para evitar a falência da empresa, anuncia uma parceira com a rival Microsoft.

Visivelmente constrangido, coisa rara de ser ver em alguém que lida com a mídia e com a comunicação de forma magistral, Jobs enfrenta vaias de uma platéia um tanto quanto hostil.. Mesmo assim, consegue fazer piadas até do fato de o Internet Explorer passar a ser o browser padrão dos Macintosh.

Tudo por dinheiro: Steve Jobs anuncia parceria com a Microsoft, em um aporte de 150 milhões de dólares e o compromisso que a gigante de software deveria entrevar versões Mac de seus aplicativos no mesmo momento de seu lançamento para PC.




Troca de gentilezas: Jobs, durante o All Things Digital 2007, diz que no momento da crise vivida pela Apple, a Microsoft era a maior empresa de software fora a empresa da maçã. A entrevista é longa; veja no YouTube outras partes importantes desse bate-papo.




Tela azul da morte: Bill Gates provou do próprio veneno - e em público - quando apresentava o Windows 98. Quando um novo dispositivo foi adicionado ao PC, justamente para demonstrar as facilidades plug & play do sistema operacional, eis que o sistema travou. "Oh! Deve ser por esse motivo que ainda não estamos entregando do Windows 98", exclama um Bill Gates.





Uma 'história' da Microsoft: Este é um vídeo interessante, feito a partir de trechos do filme Pirates of Sillicon Valley (Piratas do Vale do Silício), mostrando o início da empresa, sua negociação com a IBM, entre outros momentos importantes. Eu já assistir 20 vezes esse filme. Heheheh...




Bill 'Doom' Gates: Este suposto vídeo interno da Microsoft tem o objetivo de demonstrar o poder de fogo do Windows 95 para games de ação, com o sangrento Doom. Em determinado momento, surge um Bill Gates carregando uma arma a descrever as potencialidades e facilidades da plataforma. Ele até mata um suposto inimigo que tenta interrompê-lo.




Ninguém constrói um império impunemente. E a Microsoft lida com disputas comerciais e acusações de práticas ilegais quase diariamente.

Nada parecido, contudo, como a batalha dos browsers, que teve seu auge no final dos anos 1990 entre a empresa de Bill Gates e o Netscape, contra a inclusão do IE como programa de navegação padrão do Windows.

Rain Man: Em uma sessão de depoimento à Justiça norte-americana, Gates age de forma estranha e lembra um famoso personagem do filme Rain Man, de 1988, interpretado por Dustin Roffman.




Da-Da-Da: Infelizmente não consegui encontrar uma versão mais limpa deste comercial de TV estrelado por Gates e Ballmer para falar das vantagens do Internet Explorer. Imperdível.




Felizmente para nós, a Microsoft e o próprio Bill Gates inspiram um infindável número de animações que podem ser encontradas online, muitas no YouTube.

Duas situações não poderiam ser ignoradas e merecem especial atenção porque envolvem temas que acirram as discussões mais acaloradas entre quem gosta de tecnologia. Uma delas tem a ver com a onipresença do Windows em todos os computadores; a outra faz referência à batalha contra o Linux.

Matrix: Excelente animação faz uma paródia entre os problemas da plataforma Windows utilizando os personagens do filme Matrix. Não deixa escapar nada: bugs, falhas na segurança, Service Packs gigantescos e até o assistente do Office.




Kill Bill: Politicamente incorreta, mas igualmente engraçada, esta animação simula um game cujo personagem principal, um Pinguim, tem como objetivo liquidar o todo-poderoso da Microsoft. Fãs de cinema vão adorar as diversas referências existentes.




Os próximos dois vídeos são para quem tem mais de 30. Quando os serviços de internet banking começaram a ser oferecidos no Brasil, muitos clientes tinham medo de utilizá-los por não confiar na segurança da novidade.

Eu uma parceria inédita no mercado nacional, o Unibanco utilizou o presidente de um dos seus principais parceiros para conferir segurança aos serviços. O resultado merece ser lembrado.

30 horas: Causou no mínino muita estranheza aquele estrangeiro com jeito engraçado e utilizava um bordão até hoje adotado pela instituição financeira.




Casal 20: O banco resolveu ampliar a campanha, combinando as imagens do comercial interior com outra, formada por dois atores que formavam o 'casal Unibanco' e que simulava situações corriqueiras de clientes comuns.




Vista, sob a óptica da Apple: Bertrand Serlet, vice-presidente de software da Apple, descreve, em detalhes, as principais funcionalidades da mais recente versão do sistema operacional da Microsoft, o Vista.




O que vem por aí: Gates deixou a presidência da Microsoft em 2000, mas continuou como principal executivo da empresa na área de software. O lançamento do Surface é um dos resultados desse trabalho, uma espécie de iPhone gigante, sem função de telefone, para ser usado em casa.




Dificilmente alguém poderá contestar a importância de Bill Gates como um dos principais responsáveis pela forma como lidamos com a informática hoje em dia.

Com sua aposentadoria e dedicação exclusive que terá, a partir de agora, para com a Bill & Melinda Gates Foundation, ele é um profissional de deixará saudades.

CES 2008: Em sua última participação à frente da Microsoft, durante o principal evento de tecnologia do mercado norte-americano, Gates protagonizou outra cena para ficar na história: tocou Guitar Hero com o músico Slash.




Vídeo de despedida: Neste vídeo institucional, os principais executivos dão depoimentos sobre a carreira de Bill Gates e este simula seu último dia nos escritórios da empresa de Redmond.




Matéria retirada da PCWorld.

0 comentários: